Como organizar uma viagem internacional?

Quem nunca sonhou em viajar para o exterior, não é mesmo? Não é algo fácil nem barato. Na hora de se organizar surgem mil dúvidas e parece quase impossível se preparar. Mas tenho algumas dicas infalíveis que podem ajudar muito antes de fazer as malas. Vamos lá!

DICA Nº 1 - PROGRAME-SE COM MESES DE ANTECEDÊNCIA

Sim, MESES! Um check list de viagem internacional precisa de tempo, seja para resolver trâmites consulares como vistos ou mesmo para adquirir seu passaporte. Sendo assim, não compre de cara a sua passagem para viajar na semana que vem, pois pode ser uma grande dor de cabeça. O tempo de antecedência vai variar de acordo com o (s) país (es) que você pretende visitar, alguns podem precisar muito mais tempo do que você imagina. 

Planejar uma viagem com antecedência também pode te garantir bons preços em passagens aéreas e descontos em viagens locais, o que significa uma grande economia! Pense sempre que qualquer reserva pode te salvar em uma viagem que é bem cara, já que as moedas são diferentes e nem sempre a conversão te favorece. Então se você quiser muito fazer alguma coisa na sua viagem que seja acima do seu orçamento, você terá tempo também para juntar aquela graninha extra. Tempo é tudo!



DICA Nº 2 - PESQUISE O SEU DESTINO E FAÇA ROTEIROS

Nada é mais chato do que ficar andando por horas sem saber onde ir... Acredite, chegar em um lugar e ter várias informações básicas e referências pode te garantir não só conhecimento extra durante a viagem como dinamização de tempo. Pesquise sobre os pontos turísticos, as distancias entre eles, os meios de transporte e faça roteiros. Assim você conseguirá ver tudo em tempo hábil sem ficar perdido entre uma atração e outra, sem saber como chegar a algum ponto da cidade.

Essa dica é EXTREMAMENTE IMPORTANTE para quem não fala uma segunda língua ou a língua local, pois pode ser muito complicado pedir ajuda sem conseguir ter uma boa comunicação com os moradores locais. Mostrar que tem algum conhecimento sobre o local demonstra interesse e é possível que os residentes se sintam mais dispostos a te ajudar por isso. Ao chegar nos locais com alguma informação na bagagem a sensação pode ser bem diferente, pode ser de: "Uau, eu só tinha lido isso nos livros, mas é bem mais interessante pessoalmente!". 


DICA Nº 3 - FAÇA UM CHECKLIST COM ANTECEDÊNCIA

Com antecedência também? SIM! Se você deixar para arrumar a sua mala de última hora, com certeza pode acabar deixando algo de fora. Então crie listas com antecedência e deixe sempre por perto (de preferência faça no celular), assim toda vez que se lembrar de algo que precisa levar, você anota. Coloque ABSOLUTAMENTE TUDO, pois pode-se esquecer até mesmo da coisa mais básica por subestimar a importância disso. 

Coloque no checklist desde o passaporte até aquele look que você pretende usar naquele ponto turístico badalado! Para documentos importantes, eu sugiro providenciar uma pasta para guardar todas as reservas impressas, cartões de embarque, seguro viagem e tudo mais que for importante. E não esqueça também de incluir no checklist coisas que vai precisar ter em casa quando voltar, afinal em algum momento a gente tem que voltar à realidade, não é? 



DICA Nº 4 - VERIFIQUE AS NORMAS DE BAGAGEM DA CIA AÉREA

Pessoal, é muito importante saber quais são as normas de bagagem da companhia aérea que você vai voar, pois pode complicar e muito a sua viagem. Verifique quantas e quais tipos de bagagens estão inclusas, seus pesos, quais os valores das taxas de transporte de peso extra, o que pode ser transportado na cabine... Enfim, pergunte TUDO! Não tenha receio em perguntar! 

IMPORTANTE: Algumas companhias aéreas low cost aproveitam para cobrar taxas altíssimas com relação ao peso das malas transportadas. Fiquem atentos e, se possível, pesem as suas malas antes de embarcar para não ter nenhuma surpresa desagradável antes mesmo de começar a aventura.


DICA Nº 5 - CARTÕES DE MEMÓRIA EXTRAS E POWER BANKS

Para finalizar, eu não poderia deixar de dar a melhor de dica de todas! Imagina você sem espaço no celular para tirar fotos ou sem bateria na frente daquele monumento maravilhoso? Não dá, gente! Invista em suas melhores recordações! Ande sempre com baterias extras ou power banks carregadinhos e salve tudo que puder nos cartões de memória que conseguir! E faça backups sempre que puder, pois cartões de momória podem se corromper (já aconteceu comigo!) e você pode acabar perdendo fotos importantes. 

Não deixe de registrar NADA. Nossa memória pode falhar e aqueles pequenos detalhes que registramos podem nos levar de volta a momentos incríveis que vivemos! 


E vamos logo cair nesse mundo, pois a vida é muito curta e ele é mundo grande para conhecer! xD

Comentários